Dia da Bíblia

29/11/2011 23:19

 

2º Domingo de Dezembro

 
Criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, o Dia da Bíblia começou a ser celebrado no Brasil em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948. Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas as comemorações se intensificaram e diversificaram, passando a incluir a realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e ampla distribuição de Escrituras - formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.
Atividades que podem ser feitas neste dia ou na semana:
Carreata, caminhada ou pedalada (bicicleta, velocípede) – Pode-se usar faixas com versículos ou frases de incentivo à leitura bíblica, fazer distribuição de bíblias etc
Gincana – Pode-se fazer uma espécie de gincana bíblica entre as classes com tarefas como: concurso bíblico, debate bíblico (versículos decorados), perguntas bíblicas, jogos etc
Seminário – Cada classe pode fazer uma apresentação especial pelo dia da bíblia: coreografia, esquete, apresentação expositiva, curiosidades bíblicas
Concurso de paródias, poesia – Incentivar os alunos do DEBQ e ITQ a fazerem paródias, poesias ou texto e apresentarem. Premiar os melhores
ACRÓSTICO (Waldir J. Silva)
(13 pessoas, cada uma com uma letra em sua blusa e segurando a Bíblia com o braço erguido)
B - Eu sou o "B" da Bíblia Sagrada.
I - Eu sou o "I" do ide por todo o mundo, pregai o Evangelho.
B - Eu sou o "B" do Brasil gigante e forte do Chuí ao Oiapoque.
L - Eu sou o "L" de levai as boas novas de Jesus ao povo.
I - Eu sou o "I" de irmãos unidos levando a Bíblia ao mundo.
A - Eu sou o "A" de avançar sem recuar e a Bíblia levar.

S - Eu sou o "S" de Santidade.
A - Eu sou o "A" de Alegria.
G - Eu sou o "G" de Grandeza.
R - Eu sou o "R" de Resposta.
A - Eu sou o "A" de Arrependimento.
D - Eu sou o "D" de Divindade.
A - Eu sou o "A" de Amor.
- BÍBLIA SAGRADA! (Todos dizem em voz alta)
 
COM O QUE A BÍBLIA SE ASSEMELHA
(Crianças segurando os símbolos, falam e citam a passagem bíblica).
Criança com uma LANTERNA acesa:
A Bíblia é como a luz para guiar, orientando-nos no que temos de fazer e escolher. “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho”. Salmo 119.105
Criança com um ESPELHO:
A Bíblia pode ser comparada com um espelho onde podemos contemplar o que somos e fazemos. É o que nos diz Tiago em sua carta: “Porque, se alguém é ouvinte da Palavra, e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural”. Tiago 1.23
Criança com um MARTELO:
Assim como o martelo quebra as pedras, os ensinos da Bíblia podem quebrar o pecado nos corações. “Não é a minha Palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a pedra?” Jeremias 23.29
 
Criança segurando um EMBRULHO EM PAPEL DOURADO:
A Bíblia foi comparado ao ouro, no salmo 19. “Os preceitos do Senhor são mais preciosos que o ouro, sim, do que muito ouro fino.” Salmo 19.10
Criança com uma ESPADA:
Paulo diz que a Palavra de Deus é a espada do Espírito. “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.” Efésios. 6.17
Criança com um VIDRO DE MEL:
O salmista diz que os ensinamentos da Bíblia são “mais doces do que o mel”. Salmo 19.10
Criança com SEMENTE E FRUTOS:
Jesus comparou a Palavra de Deus à semente (mostrar) que, caindo em terra boa, produz muito fruto (mostrar).
 
JOGRAL
O QUE A BÍBLIA É
1ª A Bíblia é o LIVRO que revela o amor de Deus.
2ª A Bíblia é a VOZ que saúda em tom de bondade.
3ª A Bíblia é o AMIGO que supre todas as necessidades.
1ª A Bíblia é a FONTE da sabedoria
2ª A Bíblia é a MINA que encerra abundância de riquezas.
3ª A Bíblia é o MÉDICO que sara todas as enfermidades.
1ª A Bíblia é o SOL que renova e aquece a alma
2ª A Bíblia é a ESPADA que protege do inimigo.
3ª A Bíblia é a CARTA que diz: seus pecados são perdoados.
1ª A Bíblia é o GUIA que nos conduz ao Pai.
2ª A Bíblia é a VERDADE que podemos confiar.
3ª A Bíblia é o VOLUME que encerra a Palavra de Deus.